Mauá celebra mês de conscientização do autismo com 3ª edição da “Caminhada Inclusiva”

Por Portal Opinião Pública 17/04/2025 - 10:01 hs
Foto: Diego Barros-PMM / Divulgação
Mauá celebra mês de conscientização do autismo com 3ª edição da “Caminhada Inclusiva”
Apoiadores, coletivos e mães atípicas participaram da "Caminhada Inclusiva"

Evento reuniu cerca de 500 pessoas no último domingo e contou com diversas atividades 

A Prefeitura de Mauá organizou, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa da Pessoa com Deficiência, a 3ª edição da “Caminhada Inclusiva” do município. O evento foi realizado no último domingo (13) e partiu do Ginásio Poliesportivo Celso Daniel com destino ao Parque da Juventude, onde foram realizadas diversas apresentações artísticas de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Ao todo, cerca de 500 pessoas participaram da caminhada, entre apoiadores da causa, coletivos e mães atípicas da cidade. Uma das participantes foi Joelma Gomes, que estava com a sua filha Stella Amador de 5 anos. Mãe atípica, ela entende que eventos desse porte são importantes para disseminar informações. “As pessoas precisam conhecer um pouco mais sobre o nosso mundo e sobre o mundo dos autistas. Mobilizações assim ajudam muito”, disse.

Presente à marcha, o prefeito Marcelo Oliveira (PT) reforçou a importância que atividades como essa têm para ampliar o debate sobre o tema e como essas discussões têm evoluído ao longo dos últimos anos em Mauá. “Hoje é um dia importante para chamar a atenção da sociedade sobre o tema, bem como de mostrar o trabalho que estamos realizando. A criação da Secretaria de Proteção e Defesa da Pessoa com Deficiência é um marco para a cidade. Estamos trabalhando com muito carinho para fazer de Mauá uma cidade com mais acessibilidade e mais inclusão”, destacou.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Fernanda Oliveira, também prestigiou a “Caminhada Inclusiva” e falou sobre ações que estão em desenvolvimento. “Hoje é um domingo de reflexão e visibilidade. Aproveito a oportunidade para dizer que estamos atrás de recursos para melhorar cada vez mais a inclusão na cidade”. E complementou. “O prefeito Marcelo Oliveira quer que ampliemos o curso de Libras, oferecendo, inclusive, treinamento para os funcionários que atendem o público na Prefeitura”.

Já o secretário de Proteção e Defesa da Pessoa com Deficiência, Samuel Ferreira dos Santos, o Samuel Enfermeiro, exaltou as parcerias. “Agradeço todos os coletivos e todas as mães que estão à frente desta luta. A participação de vocês é fundamental para que o Poder Público possa executar políticas assertivas”.

Após a caminhada, o dia prosseguiu com uma edição especial do “Domingou Inclusivo”. Tendas com alusão ao tema, presença de personagens da Disney e da Marvel, brinquedos infláveis, circuito de triciclo com monitores, modalidades esportivas, entre outras atividades tomaram conta do Parque da Juventude.